No conto de fadas a história fala no sapo que se transforma em príncipe mas, na nossa realidade, muitas vezes o príncipe transformasse em sapo. No fundo tudo se transforma... para melhor ou para pior e as relações sofrem com a idealização, os conflitos, as mágoas e a falta de entendimento.
No início da relação tudo parece mágico, o sapo transformasse em príncipe, o sonho parece real, mas em todas as rupturas constatamos a decepção e o desmoronar do castelo idealizado. Por vezes a ruptura surge pela idealização que se evapora, outras vezes pela falta de comunicação e a inexistência em clarificar o que trouxe mágoa, desconfiança e insegurança.
Por mais que existe sentimento se não existir vontade de construir a relação acaba por se perder, ou melhor a ligação e a sintonia não acompanham o dia a dia e o casal acaba por se distanciar. Depois temos a "luta egos", ou seja o orgulho de cada um que provoca uma dinâmica de costas voltadas um para o outro. Se nesses momentos cada um fosse capaz de se colocar no lugar do outro e tentar perceber o que ele sente talvez muitos espinhos não cresciam?! E vem a falta de comunicação, em que uma barreira separa e não permite que seja compreendido o que cada um procura, esta falta de entendimento aumenta o conflito e condiciona o comportamento de cada um. E neste ambiente como seria de esperar cada um coloca a sua armadura e afasta toda a possibilidade de reencontro.
Todas as relações têm os seus momentos de crise mas ultrapassar cada um implica um investimento de ambos, em que o diálogo não se transforma em gritos mas sim numa conversa honesta, sincera em que se procura clarificar, entender e aceitar. No fundo todos somos diferentes mas temos de procurar encontrar um ponto no meio em que a ligação leve à união e não ao buraco "o elefante" no meio.
Por outro lado, a idealização que criámos em relação ao outro pode ser de tal forma deturpada da realidade que, com o tempo, o outro revela ou nós percebemos quem ele realmente é e nesse momento transformasse num sapo.
No fundo, mesmo o que pode parecer perfeito e ideal não é suficiente para manter uma relação, para que não haja rupturas temos de construir em todos os momentos, não desistir e procurar compreender e aceitar a singularidade da pessoa que temos ao nosso lado. Basicamente, eu gosto de ti apesar de... seres preguiçoso, teimoso, desarrumado.....
Comentários
Enviar um comentário