Hoje foi um daqueles dias cansativos, um dia preenchido de consultas e que terminou de forma intensa e inesperada. O final do dia trouxe uma emoção tão forte que preencheu o meu ser, foi um momento de despedida que trouxe um misto de sentimentos.
Uma jovem que conheci há 5 anos, durante estes anos ela completou o secundário, iniciou e terminou a faculdade e por fim começou a carreira profissional. Em diferentes momentos e por situações distintas ela procurou-me e a nossa relação foi sendo construída. Depois de uma longa caminhada a lutar contra resistências e o mito que o Psicólogo e a Psicoterapia servem apenas para os momentos de crise, esta jovem compreendeu o que podia fortalecer nela e como podia crescer na nossa caminhada.
A verdade é que crescemos as duas juntas, foi uma partilha de cinco anos com um final compensador para ambas. Estar presente no seu crescimento e acompanhar as diferentes fases acabaram por gerar uma relação que levou a um sentimento inesperado. Hoje na despedida, ao longo da sessão de encerramento do processo terapêutico senti um orgulho enorme ao perceber o seu desenvolvimento pessoal e emocional, feliz por sentir que estava preparada e forte para lidar com os seus dilemas e angústias. Contudo, na despedida após um abraço enquanto caminhava em direcção a porta o meu coração começou a ficar apertado, e no momento que ela grita "Vanessa... Obrigada!!" e ao mesmo tempo junta as mãos, as lágrimas surgiram....
Fogo!! ela partia... eu tinha acompanhado tantas fases na vida dela, feliz pelo seu crescimento e por ver o quanto tinha construído a sua autonomia e independência, mas ao mesmo tempo, a sentir o vazio. Pensei de imediato na sensação de uma mãe a ver a sua filha sair de casa, e nesse momento apesar de orgulhosa e feliz sente que o seu rebento voou ....
De facto ela voou e sinto- me preenchida pela sensação de missão cumprida mas triste porque ao longo dos anos cresceu uma ligação e vivi com ela os dias bons e os dias maus, pulei com as conquistas e sofri com ela os momentos difíceis.
Contudo ao escrever estas palavras cresce em mim o sentimento de paz e a ressoa em mim a palavra... obrigada!! Foi magnífico acompanhar a tua viagem e ver agora o quanto as tuas asas estão fortalecidas e que vais voar bem alto.
Comentários
Enviar um comentário