Para alguns sentir a angústia de perda é afundar num mar escuro e profundo... Claro que quando perdemos sofremos mas podemos também conquistar!!
Quando falo de perda, falo daquela pessoa especial que nos deixou, da pessoa que faleceu, do sonho, do trabalho.... de tudo o que desejámos e nos escapou. Depois de viver a tristeza, temos de olhar para o que ficou, o que podemos retirar que vá preencher o nosso vazio. Por exemplo, quando na nossa história temos a vivência da perda de uma mãe, de um amigo especial começamos a reflectir sobre a vida e a sua finitude. E, nesse momento, percebemos que a vida é um instante por isso deixámos de olhar para o insignificante e passámos a olhar para a vida e o relevante contido nela. Nesse momento criámos uma filosofia de vida que passa por não adiar... se quero, se gosto e se desejo vou viver e não fugir.... passámos a viver o momento e a desfrutar tudo o que está ao nosso lado. Com o sofrimento crescemos e aprendemos a dar valor, a não deixar de lutar pelo que desejámos e acima de tudo a VIVER!!!
Contudo esta aprendizagem nem sempre é adquirida, por vezes o ser humano fica absorto na dor da perda que o bloqueia e deixa no mar escuro e profundo. E torna-se impossível conquistar a serenidade e valorizar a vida, fica num estado de vítima da fatalidade da vida... tudo é desgraca e o vazio permanece em si. Assim, o ser humano não supera a angústia e vive frustrado, triste e desanimado.
Como podemos sair ? Como superamos a perda?
Temos de olhar e focar atenção em nós, no que sentimos e como esse sentimento é vivido.... ao permitir sentir podemos depois reflectir sobre isso e procurar um caminho que nos traga conforto e nos ajude a recuperar a vontade de existir, de lutar e de conquistar. Ao percebermos que somos finitos devemos pensar como vamos viver o tempo que temos... " na escuridão ou na luz? " Queremos ficar à mercê da fatalidade? Queremos aproveitar a vida e agarrar tudo o que ela oferece?
No fundo se eu perdi eu também ganhei, ao perder acabei por dar valor ao que tive e ao que tenho e o que poderei ter.... após o sofrimento podemos sempre crescer, vencer e conquistar.
Comentários
Enviar um comentário